Quem Sou
Quem sou: Professora Adriana de Moraes
Minha Origem
Nasci em 31 de Março de 1978, morei até os 7 anos de idade no Município de São Gonçalo.Sou filha de pais que não tiveram chance de terminar seus estudos, não concluíram o Ensino Básico. Meu pai Laureano sempre me incentivou a estudar. Durante esse período, tive uma infância bem vivida e com as oportunidade que a ocasião proporcionou, com escassez também.
A Tragédia
Aos 7 anos de idade presenciei meu Pai Laureano ser morto por bandidos que tentavam assaltar a firma onde ele trabalhava como Carpinteiro. Era o fim de minha família, eu e meu irmão fomos morar com nossos tios, infelizmente não conseguimos ficar juntos. A condição financeira das famílias dispostas a ajudar era o principal motivo.
O Recomeço
Ganhei a chance de ter uma família novamente ao ir morar com meus tios Fátima e Fernando, que considero meus pais, no interior do Estado do Rio, em Itaocara.
Meu pai/tio Fernando trabalhava como Carpinteiro, nunca deixou que faltasse nada dentro de casa. Minha mãe/tia Fátima, do Lar, costurava para ajudar na criação dos agora 4 filhos.
Fé, Respeito, Honra e Dignidade
Tive a chance de aprender os Princípios que carrego por toda minha vida, observando os exemplos de vida dos familiares e amigos, que agora faziam parte de minha criação.
Minha Educação foi rigorosa, prezava o respeito, a honra,dignidade e a família. Sempre estudei em Escola Pública, Colégio Estadual Frei Tomás. E o Cristianismo sempre foi a base de minha fé.
Trabalho desde os 8 anos de idade.
Minha relação com o trabalho começou cedo aos 8 anos de idade,ajudava nos afazeres da casa e na criação dos meus novos irmãos : Douglas, Diego e Lauro. Não via nada demais, já que todos na família contribuíam para a manutenção da casa.
Intercalava meus compromissos rotineiros com o Estudo, até meus 14 anos nas horas vagas ,revendia produtos de beleza e moda.
Após, comecei a dar aulas particulares de Matemática em minha própria residência.
Carreira Profissional
Aos 17 anos prestei meu primeiro vestibular e consegui aprovação para UFF – Universidade Federal Fluminense, onde Cursei Licenciatura Plena em Matemática.
No 2o semestre do mesmo ano de ingresso na Universidade, passei no concurso interno da UFF, para atuar com Monitora da Disciplina Cálculo Diferencial e Integral, recebia um pouco menos que 1 salário mínimo para a função.
Ao terminar meu curso não encontrei oportunidade de trabalho em minha cidade, distribui currículos em todo Município. Minha tia avó, já falecida,Olindina, levou um desses Currículos para sua filha Norma, também formada em Matemática e que estava morando na Cidade de São Gonçalo. De imediato recebi convite para lecionar Matemática, em um contrato temporário. Voltei a morar em São Gonçalo aos 21 anos.
O Desafio
No ano de 2000 deixei a pequena Cidade do Interior, embarquei em um ônibus da 1001 rumo a Cidade de São Gonçalo. Tia Norma me deu abrigo junto a sua família nos primeiros meses.
Após esse período fui morar onde era possível, com o salário que conquistava, trabalhando de mês a mês.
Primeiros Frutos
Continuei trabalhando e estudando, no ano de 2002 consegui aprovação para cursar a Pós-graduação Lato Sensu na UFF -Universidade Federal Fluminense. Me Especializei em Educação Matemática.
No ano de 2004 consegui aprovação em Concurso Público para atuara como Professora no Município de São Gonçalo.
Companheiro de Vida
Em 2009 encontrei Raphael, sempre me apoiou em todas as iniciativas, teve papel primordial na execução de vários projetos de vida.
Somo um Casal Comum, com todos os desafios de compartilhar uma vida , seguimos a mesma estrada até os dias atuais.
Reencontro
Alguns anos após minha vinda para a cidade grande, procurei e encontrei a outra parte de minha família, não os via desde meus 6 anos de idade. Fiquei muito feliz!
A Triste Despedida
Mais uma vez a violência presente nas grandes cidades alcançou minha família, em 2012 meu irmão Leandro foi morto próximo a sua residência, em Itaperuna.
A Recompensa
Agradeço a Deus todos os dias pela vida confortável que eu e minha Família conquistamos, através do trabalho duro.
Estou presente em todas as chances que tenho para me reunir com minha família, base de meus valores morais, continuam morando em Itaocara.
Como Surgiu o Projeto Empregos e Renda São Gonçalo & Cidades Vizinhas?
Como Professora, sempre procurei ouvir o que as pessoas tinham a dizer, muitos problemas sociais, foi a partir daí que comecei a desempenhar cada vez melhor meu papel no processo Ensino-Aprendizagem. Continuei conversando com pais de alunos e ex-alunos do Curso EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Nessas conversas percebi que grande parte de suas angustias estavam relacionadas ao Mercado de Trabalho, muitos estavam desempregados e(ou) estavam buscando oportunidades para se qualificar para desempenhar melhor sua funções no trabalho, dar condição de vida melhor para sua família.
Era comum me pedirem dicas de Empregos e Cursos, e daí criei um Trabalho Social Voluntário com grupos de WhatsApp , visando melhor comunicação dessas oportunidades.
Divulgava oportunidades de Vagas de Emprego, Concursos Públicos e Dicas de Cursos nas Cidades de São Gonçalo e Cidades Vizinhas.